Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11827
Título: Modelos de negócio e de serviços na nova economia digital
Autor: Miranda, Gisela Ariana Oliveira
Orientador: Andrade, António Manuel Valente de
Palavras-chave: Gestão de Serviços
Modelos de Negócio
e-Business
e-Commerce
Web-marketing
Service Management
Business Models
Data de Defesa: 8-Mar-2013
Resumo: A nova capacidade digital traduz-se em oportunidades de negócio para as empresas que compreendam os desafios da web e o novo perfil do consumidor online. Uma temática contemporânea na gestão das organizações que procuram novas fontes de rentabilidade e criação de novo valor, de modo a corresponder com as expetativas do consumidor digital. O presente estudo procura compreender como as empresas estão a implementar os modelos de negócio online e quais a implicações decorrentes, procurando lançar pistas de como as empresas podem capitalizar a nova capacidade digital, através da descodificação de boas práticas de casos reais. A concorrência nos mercados aumentou exponencialmente nas últimas décadas, impulsionada pela transição de poder das forças económicas, da oferta para a procura. O novo estatuto dos consumidores foi reforçado, em definitivo, pela capacidade tecnológica. Os consumidores digitais têm hoje controlo das suas decisões de consumo, têm acessibilidade global a produtos e serviços, procuram experiências de compra gratificantes e avaliam a qualidade global da oferta. É neste ambiente de elevada exigência e concorrência sofisticada que as empresas exploram o meio digital, procurando um adquirir fôlego competitivo e novas fontes de rentabilidade. Este estudo analisa as tendências e desafios do e-Commerce e os novos modelos de negócio e a reformulação da gestão de serviço no desenvolvimento da economia digital. São descritos os fenómenos socioeconómicos que estão a reformular os comportamentos dos consumidores e os desafios e oportunidades que daí advêm para as empresas. A estratégia de pesquisa é inspirada na metodologia de estudo de casos múltiplos de projetos digitais, analisando as implicações do desenvolvimento e a operacionalização das estratégias digitais levadas a cabo por algumas das referências do retalho mundial. Da análise da matéria de estudo, enuncia-se a reflexão de que as empresas que sofisticam as suas estratégias explorando as tecnologias, com vista a criar novo valor para o cliente, são mais bem-sucedidas do que as empresas que usam a tecnologia digital para automatização de processos existentes e/ou replicam os modelos de negócio offline.
The new digital possibilities translate into new business oportunities for the companies that understand the challenges of the web and the new profile of the online consumer. A contemporary theme in managing organizations that look for new sources of profitability and the creation of new value to match the digital consumers' expectations. This study analysis how organizations are implementing business models on the web, in order to identify patterns on current strategies which allow companies to create revenue from digital technology. The competition in the markets increased exponentially in the last decades, driven by the transitioning of power of the economic forces, from supply to demand. The new consumers' status was definitely reinforced by the technologic capabilities. Nowadays the digital consumers have control in their consumption decisions, they have the global access to products and services, and they look for rewarding shopping experiences and assess the global quality of the offers. It's in this context of high demand and sofisticated competition that the companies explore the digital medium, searching for a competitive edge and new sources of profitability. This study analises the trends and challenges of e-Commerce and the new business models and the reworking of service management in the development of the digital economy. It describes the socioeconomic phenomena that are shaping the consumers' behavior and the challenges and opportunities that brings to the companies. The research strategy is inspired in the multiple case study methodology of digital projects, analising the implications of the development and operationalization of digital strategies implemented by some of the world class retail references. From the analysis of the studies we highlight the fact that the companies who improve their strategies exploring technologies to create new consumer value, that provide the basis for addressable revenue, are more successful than the ones that use digital technology for the automatization of existing processess and/or for digital substitution, mimetizing the offline business models.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11827
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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