Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11781
Título: Modelos de gestão das escolas : uma abordagem comparativa : relatório de actividade profissional
Autor: Santos, Hortense Lopes dos
Orientador: Fernandes, António Sousa
Data de Defesa: 31-Jan-2013
Resumo: Este relatório resulta da minha reflexão sobre as implicações e mudanças normativas introduzidas pelos Decreto-Lei nº 115-A/1998, de 4 de maio e nº 75/2008, de 22 de abril, na organização das escolas e o impacto na gestão, liderança e participação da comunidade escolar nos órgãos de gestão e na tomada de decisões. O trabalho faz a abordagem à gestão das escolas entre 1974 e 1998, mas incidese, em particular, no RAAG introduzido em 1998, alterado em 2008 e em 2012, pretendendo responder à problemática inicial deste estudo: em que se aproximam e em que divergem os diplomas citados e que alterações introduziram nas práticas de gestão da escola. No desenvolvimento desta reflexão, registam-se as alterações observadas na ESCA em resultado dos novos normativos, no que respeita ao quotidiano da escola, à ação do conselho geral, à ação da comunidade educativa e na tomada de decisão. Por fim, afirma-se o efetivo papel do conselho geral como órgão do poder na escola; por outro lado, reafirma-se a responsabilidade acrescida do órgão de gestão unipessoal e a confiança em práticas de gestão.
The report hereby presented is the result of a very personal reflection on the implications and regulatory changes introduced by Decree-Law no. 115-A/1998, May 4 and Decree-Law no. 75/2008, April 22 on the organization of state educational establishments of preschool, primary and secondary education, the impact on management, leadership, and community participation in school management bodies and decision making. The work approaches public schools management between 1974 and 1998, underlying, in particular, the “RAAG” introduced in 1998, amended in 2008 and in 2012, aiming to give answers to the purpose of the study, that is, to ascertain the similarities and differences between the legal documents mentioned and describe the changes they introduced in school management. It focusses on the changes observed in “Escola Secundária Carlos Amarante” (ESCA) as a result of new regulations, with regard to school daily practices, the action of the General Council, the roles of the educational community and in decision making. Finally, it stresses the effective role of the General Council as a body of power in school, the increased responsibility of the new one-person body of management, and the confidence in management practices.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11781
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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