Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11778
Título: A escola e a comunidade : a integração de serviços para a infância : relatório de actividade profissional
Autor: Oliveira, Adelino da Conceição Gomes de
Orientador: Machado, Joaquim
Palavras-chave: Escola
Infância
Comunidade
Integração de Serviços
School
Childhood
Community
Service Integration
Data de Defesa: 9-Jan-2013
Resumo: Depois de uma breve contextualização do percurso profissional, o Relatório centra-se num período de tempo que tem início em 2003/2004 e se prolonga até hoje. No Agrupamento de Escolas de Briteiros, em Guimarães, foi criada uma estrutura de orientação educativa, o Centro de Integração de Serviços para a Infância de Briteiros (CISIB), com o objetivo de funcionar como ativador de redes de serviços e programas existentes na comunidade, capazes de resolver os problemas dos alunos e suas famílias, de forma integrada. A análise deste período da vida profissional parte de um caso concreto e da sua contextualização em torno das problemáticas da exclusão da infância, da participação comunitária, da posição da escola no seio dos diferentes agentes educativos e das politicas de integração de serviços, com vista a compreender como se desenvolve e constrói uma dinâmica de integração de serviços para a infância, a partir de uma estrutura de orientação educativa da escola, e constatar os efeitos observáveis no desenvolvimento de outras dinâmicas comunitárias e a abolição das fronteiras que, tradicionalmente, separam a escola do meio envolvente.
After a brief contextualization of the professional path, the Report centers itself in a period of time which starts in 2003/2004 and prolongs itself until today. At Agrupamento de Escolas de Briteiros, in Guimarães, was created a structure of educational orientation, the Integration Center of Services for Childhood of Briteiros (CISIB), with the objective of working as an activator of nets of services and programms existent in the community, capable of solving students’ and their families’ problems, in an integrated way. The analyses of this period of professional life comes from a concrete case and its contextualization around the problematic of the exclusion of childhood, community participation, school’s position within the different educational agents and politics of service integration, in order to understand how one can develop and build a dynamic of service integration for childhood, from a structure of educational orientation in school, and find the observable effects in the development of other community dynamics and the abolition of the frontiers that, traditionally, separate the school from its surroundings.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11778
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório Adelino.pdf617,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.