Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11741
Título: Ensino profissional : razões para a sua escolha : um estudo de caso
Autor: Dias, José Carlos Rocha
Orientador: Orvalho, Luísa
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, tem como principal objetivo desocultar as motivações e os interesses dos alunos que optam pelo ensino profissional em detrimento do ensino secundário regular, e pretende ajudar as escolas e os professores, dos cursos profissionais, a construir melhores respostas para todos os alunos. Para alcançar o objetivo atrás anunciado foi utilizada uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa, centrada num estudo de caso, realizado na Escola Profissional Amar Terra Verde, situada em Vila Verde, distrito de Braga, envolvendo 167 alunos que frequentavam, no ano letivo 2011/2012, o 1º ano (10º ano de escolaridade) dos nove cursos profissionais na sede da referida escola, a direção pedagógica e os dois técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO). As questões de investigação, as quais pretendemos responder são: (1) o ensino profissional é uma opção de estudo ou um recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem? (2) Quais são os motivos e os interesses que levam os alunos a optarem pelo ensino profissional? (3) O curso profissional frequentado é a primeira escolha vocacional? (4) Os cursos profissionais respondem aos alunos com dificuldades de aprendizagem? (5) Os cursos profissionais permitem dar respostas diferenciadas de qualidade a todos os alunos, os de sucesso e os que encontram dificuldades? Em termos de técnicas e instrumentos de recolha de dados foram utilizados inquéritos por questionário aos alunos e, entrevistas semiestruturadas e em profundidade à direção pedagógica e aos técnicos do SPO da escola. As técnicas de análise e interpretação dos dados privilegiados foram a análise estatística quantitativa em SPSS das respostas aos inquéritos por questionário e a análise qualitativa do conteúdo das entrevistas. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que os cursos profissionais são uma primeira opção de estudo para a maioria dos alunos que ingressaram na EPATV e que os cursos profissionais não são apenas uma resposta para aqueles alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou insucesso e abandono escolares, mas também, para os alunos de sucesso. As razões principais que levam os alunos a optarem por um curso profissional são: conseguir um emprego e aprender uma profissão que lhes facilite a entrada no mercado de trabalho.
The present study is related to the problem of vocational education, which has as the main objective to unveil the motivations and interests of students opting for vocational education at the detriment of regular secondary education that can help schools and teachers of professionals’ schools to build better answers to all students. To achieve the goal announced previously it was used a quantitative and qualitative investigation, focusing on a study case accomplished at Escola Profissional Amar Terra Verde, located in Vila Verde, district of Braga, involving 167 students attending the school year 2011/2012 in the 1st year (10th grade) of the nine professional courses at the headquarters of the school, as well as the pedagogical direction, two technicians and the Psychology Service Orientation (PSO). In terms of techniques and tools for information assemble there were used questionnaire surveys to the students and semi-structured and thoroughness interviews to the school pedagogical direction and the technicians of the Psychology Service Orientation. The research questionnaire, which are intended to answer are: (1) Vocational education is an option of study, or a resource for students with learning difficulties? (2) What are the motives and interests that lead students to choose for vocational education? (3) The vocational course attended is the first choice for students? (4) The professional courses reply to students with learning difficulties? (5) Do the courses allow quality and differentiated responses for all students, mainly for the successful ones and what about the students who still have difficulties? The techniques of analysis and interpretation of privileged data were quantitative statistical analysis in SPSS responses to questionnaire surveys and qualitative analysis of the interview content. The results allow to conclude that vocational courses are the first choice of study for most students who entered the EPATV and vocational courses are not only a response to pupils who have learning difficulties, school failure or dropout, but also to successful students. The main reasons that lead students to opt for a professional course are: get a job and learn a profession, which facilitate their entry into the labor market.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11741
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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