Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11550
Título: A avaliação pedagógica e os impactos nas memórias
Autor: Matias Alves, José
Palavras-chave: Avaliação
Classificação
Cultura profissional
Modalidades de avaliação
Gerações de avaliação
Data: 2013
Editora: Faculdade Educação e Psicologia da Universidade Católica
Citação: MATIAS ALVES, José – A avaliação pedagógica e os impactos nas memórias. In Memórias de Professores – Emoções, Identidades Profissionais, Currículo e Avaliação. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia, 2013. ISBN: 978-989-96186-3-3.Vol.1. P. 147-181.
Resumo: Quando os professores recordam as suas memórias da escola evocam muitos momentos relacionados com práticas de avaliação. Estas memórias apresentam dimensões geralmente negativas, estando ao serviço da afi rmação do poder docente da sanção e da estigmatização. As teorias avaliativas de natureza mais formativa e formadora estão de um modo geral ausentes, tornando evidente que o princípio da realidade se sobrepõe aos imperativos ideais de uma avaliação educativa geradora de mais e melhor aprendizagem. Este facto aconselha a revisitar a formação dos professores (inicial e contínua), os modos de construção das culturas profi ssionais e organizacionais, e as fi nalidades e funções da escola.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11550
Aparece nas colecções:CEDH - Livros e partes de livros / Books and chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A_Avaliacao_pedagogica-Memorias.pdf184,03 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.