Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11545
Título: Tecendo os caminhos da melhoria dos processos e resultados educativos. das ilusões nefastas às utopias gratificantes
Autor: Matias Alves, José
Palavras-chave: Organização
Professor
Ilusões
Melhoria
Desenvolvimento profissional
Data: 2012
Editora: Universidade Católica Editora
Citação: MATIAS ALVES, José - Tecendo os caminhos da melhoria dos processos e resultados educativos. das ilusões nefastas às utopias gratificantes. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN: 1645-4006. Vol. 11 (2012), p. 7-27
Resumo: O ofício docente vive enredado numa série de ilusões, algumas tecidas no seu interior, outras (a maioria) no seu exterior. Neste texto, identifi camos e analisamos de forma sumária as dez ilusões que entrevam e entravam o desenvolvimento da profi ssão docente: a ilusão do comando e do controlo; a ilusão de que o centro sabe (e pode) sempre mais do que periferias tristes; a ilusão de que a mudança pode ser decretada e a fi cção da autonomia; a ilusão romântica de que as escolas querem ser o centro nevrálgico e essencial do sistema educativo; a ilusão da liderança forte e messiânica que desresponsabiliza os liderados; a ilusão de que o contexto socioeconómico marca o destino escolar dos alunos; a ilusão de que a escola pode responder a todas as exigências sociais; a ilusão de que a escola é uma comunidade educativa; a ilusão de que o professor é um profi ssional; a ilusão da sala de aula como jardim secreto a preservar. Sustenta-se e procura-se fundamentar a tese de que estas ilusões precisam de ser superadas através de outros modos de ver, pensar, sentir a profi ssão, pois só assim será possível melhorar os processos e os resultados educativos. Neste âmbito, enunciam- -se dez passos que podem estruturar um processo de melhoria e referem-se dezassete ações-guia que permitem viver a escola de outro modo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11545
Aparece nas colecções:FEP - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.