Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11513
Título: Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes
Autor: Melo, Ana Luísa C. Fernandes de Ataíde
Matias Alves, José
Palavras-chave: Ensino Superior
Docência universitária
Pedagogia
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
Data: 2012
Editora: Universidade Católica Editora
Citação: MELO, Ana Luísa C. Fernandes de ; MATIAS ALVES, José - Contributos para a compreensão das práticas pedagógicas no Ensino Superior – Um estudo exploratório sobre a autoperceção dos docentes. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN: 1645-4006. Vol. 12 (2012), p. 125-149
Resumo: Este artigo sintetiza um estudo exploratório realizado na Universidade Católica – Centro Regional do Porto no ano de 2011. O estudo envolveu um grupo de docentes do Ensino Superior e pretendeu: i) conhecer a representação que os docentes do ensino superior universitário têm relativamente às suas práticas; ii) verifi car se a representação das práticas é conforme ao código pedagógico proposto por Zabalza (2008) para uma docência de qualidade no Ensino Superior; iii) obter a opinião dos docentes quanto à importância de um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos propostos para um ensino de qualidade e aos aspetos relativos à vivência da profi ssão docente. A abordagem teórica permitiu-nos contextualizar a universidade e os desafi os a que tem que responder, nomeadamente no que concerne às orientações pedagógicas que decorrem da implementação do Processo de Bolonha. Também o ofício de ser professor, no seu desenvolvimento e dimensões, foi objeto da nossa análise. O estudo empírico apresenta-se como um estudo de caso de natureza exploratória e naturalista, recorrendo a uma metodologia de base hermenêutica e a uma estatística descritiva. Feita a análise e discussão dos dados, concluímos que os docentes verbalizaram uma autoperceção positiva das práticas que desenvolvem e que se encontram alinhadas com a proposta de Miguel Zabalza para a docência no Ensino Superior.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11513
Aparece nas colecções:FEP - Artigos em revistas nacionais com Arbitragem / Papers in national journals with Peer-review



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.