Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/11240
Título: Território educativo de intervenção prioritária : estudo de caso
Autor: Dias, Cláudia Maria Pires Corais
Orientador: Machado, Joaquim
Palavras-chave: Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
Insucesso Escolar
Políticas Educativas
Programa TEIP
Priority Intervention Education Territories
Education policies
School failure
PIET Program
Data de Defesa: 18-Out-2012
Resumo: Os territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP) são uma medida de política educativa para promover o sucesso educativo de todos os alunos e, em particular, das crianças e jovens que se encontram em risco de exclusão social e escolar. Esta investigação descreve o processo de implementação de um Projecto TEIP num Agrupamento cuja população escolar apresenta problemas de indisciplina e de insucesso escolares. O estudo incidiu sobre duas acções do Projecto TEIP: a diferenciação pedagógica e a flexibilização curricular. O objectivo principal do estudo é conhecer e compreender as dinâmicas organizacionais e pedagógicas da escola, as expectativas dos participantes e os resultados que se obtiveram. A investigação assume características de estudo de caso num Agrupamento de escolas, situado na zona norte. Neste Agrupamento, criaram-se equipas educativas de ano e experienciaram-se algumas das suas vantagens enquanto modelo de coordenação do trabalho docente, assim como se fez desdobramento de turmas que favoreceu o acompanhamento dos alunos.
The Priority Intervention Education Territories (PIET) are a policy of education measure that aims to promote educational success among students, particularly children and youths in risk of social and school exclusion. This dissertation describes the implementation of a PIET Project in an Agrupamento with a history of indiscipline and school failures. The study focuses on two actions of the PIET Project: pedagogical differentiation and curricular flexibility. The main goal of the present study is to get to know and understand the organizational and pedagogical dynamics of the school, the expectations of the participants and the results obtained. This research is a case study of an Agrupamento situated in the North of Portugal. In this Agrupamento, per year educational teams were created, with clear advantages in the coordination of the work of the teaching staff. In addition, classes were broken up in smaller units, a fact that greatly improved follow up of the students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/11240
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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