Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10891
Título: Relatório
Autor: Eirinha, Ana Patrícia Pinheiro Dias
Orientador: Rabiais, Isabel
Palavras-chave: Enfermeiro
Competências
Especialidade
Cuidados de Enfermagem
Segurança e Qualidade
Nurse
Skills
Specialization
Nursing Care
Safety and Quality
Data de Defesa: Mai-2012
Resumo: O presente Relatório diz respeito à última fase do Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica que culmina na obtenção do título de Enfermeiro Especialista. Neste documento é feita uma análise crítico-reflexiva do percurso desenvolvido ao longo da unidade curricular de Estágio, dos objetivos propostos e alcançados, das atividades e das competências adquiridas e/ou desenvolvidas. Os três módulos que compõem o Estágio foram realizados na Comissão de Controlo da Infeção Hospitalar (CCIH) do Hospital de Santa Marta (HSM), Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) (Módulo III) e no Serviço de Urgência (SU) do Hospital de São Francisco Xavier (HSFX), Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) (Módulo I), sendo que tive creditação ao Módulo II, referente aos Cuidados Intensivos. O Relatório foi organizado considerando as Competências do Enfermeiro Especialista (Decreto-Lei nº 161/96, de 4 de Setembro alterado pelo Decreto-Lei nº 104/98, de 21 de Abril) e o Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Católica Portuguesa (UCP) (UCP, 2010). Este trabalho está dividido em cinco capítulos, de forma a facilitar a sua leitura e compreensão. A elaboração deste Relatório pretende espelhar a aquisição e/ou desenvolvimento de competências ao nível da Enfermagem Avançada, na prestação de cuidados ao doente adulto e idoso, em situação de doença grave e contextos assistenciais diferenciados. O trabalho desenvolvido exigiu demonstração de conhecimentos, capacidade de compreensão e mobilização dos mesmos no sentido de identificar os problemas e oportunidades de intervenção nos diversos contextos assistenciais e multidisciplinares relacionados com a área de especialização. Para tal, tornou-se essencial a integração de conhecimentos de diversas áreas, fundamentados em quadros conceptuais e teorias de enfermagem e a tomada de decisão de forma a identificar problemas, resolver situações complexas, comunicar a integração de conhecimentos e o raciocínio subjacente à intervenção e refletir sobre as implicações na prática de cuidados.
This report concerns the final phase of Specialization in Medical-Surgical Nursing which culminates in obtaining the title of Nurse Specialist. This document presents a critical-reflexive analysis of the path developed over the apprenticeship course, the objectives that have been set and achieved, the activities and skills acquired and/or developed. The three modules making up the Apprenticeship were developed in the Hospital Acquired Infection Control Commission in Santa Marta Hospital, Centro Hospitalar de Lisboa Central (Module III) and Emergency of São Francisco Xavier Hospital, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Module I), and had accreditation to Module II, referring to the Intensive Care Unit. The report was organized taking into account the Nurse Specialist Skills (Decree-Law nº 161/96, of September4 altered by Decree-Law nº 104/98, of April 21) and the Curriculum of the Master Course in Medical-Surgical Nursing at UCP (UCP, 2010). The report has been divided into five chapters, in order to facilitate it’s reading and understanding. The preparation of this report is intended to demonstrate the acquisition and/or development of skills in the Advanced Nursing, in providing care to the sick and elderly adults in situations of serious illness and different care settings. The work required demonstration of knowledge, understanding and ability to mobilize this knowledge to identify problems and opportunities for intervention and assistance in various contexts related to the multidisciplinary field of expertise. To this end, it was essential to integrate knowledge from different areas, based on conceptual frameworks, nursing theories and decision-making in order to identify problems, solve complex situations, communicate the integration of knowledge and reasoning behind the intervention and reflect on the implications for care practice.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10891
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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