Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10884
Título: As funções da resposabilidade social no marketing social de hoje : o caso de estudo McDonald's Portugal
Autor: Marco, Débora Alexandra Rodrigues do
Orientador: Hanenberg, Peter
Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial
Marketing Social
Produto Social
Estratégia
Imagem
Mudança
McDonald’s Portugal
Corporate Social Responsibility
Social Marketing
Social Product
Strategy
Image
Change
Data de Defesa: 28-Set-2012
Resumo: No âmbito deste trabalho propomo-nos elaborar um estudo sobre o conceito da Responsabilidade Social Empresarial em Portugal, compreender a sua relação com o Marketing Social e ilustrar algumas das vantagens inerentes à adopção de um comportamento empresarial socialmente responsável, que contribui por sua vez para o entendimento, comunicação, divulgação e crescimento desta estratégia empresarial em Portugal. A União Europeia desempenha um papel fundamental para o crescimento do conceito na Europa e exerce grande influência na sua aceitabilidade. Procuraremos expor, através do recurso a exemplos, que a estratégia de RSE, sendo acolhida voluntariamente e recebendo o apoio de todos stakeholders poderá gerar um conjunto de vantagens competitivas e económicas para a empresa a longo prazo: reforço da imagem, reputação, distinção da concorrência (devido à criação do produto social com valor) e confiança do consumidor são algumas das vantagens identificadas e peças fundamentais para o sucesso de uma marca no mercado actual. Propusemo-nos analisar o caso de estudo da empresa McDonald’s Portugal, exemplo da forma como uma mudança de estratégia e um comportamento socialmente responsável podem influenciar a percepção do consumidor sobre determinada marca e contribuir simultaneamente para o sucesso da marca e um desenvolvimento sustentável.
On this document we intend to formulate a study on the concept of Corporate Social Responsibility in Portugal, understand its relation to Social Marketing and illustrate some of the advantages that stem from adopting a socially responsible business behaviour, which in turn helps the understanding, communication, propagation and growth of this business strategy in Portugal. The European Union plays a key role on the concept’s growth in Europe and exerts great influence in its acceptability. Resorting to examples, we will seek to state that the CSR strategy, when accepted willingly and supported by all stakeholders, can produce a series of competitive and economic benefits to the company in the long run: image strengthening, reputation, distinguishing itself from the competition (due to the creation of the worthy social product) and consumer confidence are some of the identified advantages and key parts on the success of a brand in today’s market. We decided to examine the case study of McDonald’s Portugal company, an example of how a change in strategy and a socially responsible behaviour can influence consumer’s perception on a certain brand and at the same time contribute to the brand’s success and sustainable development.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10884
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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