Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10568
Título: A criança e a televisão por subscrição : um estudo de caso sobre a programação infantil e as práticas de consumo
Autor: Gordo, Filipa Alexandra Fiães
Orientador: Burnay, Catarina Duff
Data de Defesa: 28-Set-2012
Resumo: A relação entre as crianças e a televisão é um tema de discussão presente quer na sociedade civil, quer na esfera académica, devido à grande popularidade e penetrabilidade do medium no quotidiano das famílias. O advento da televisão por subscrição, além de aumentar a oferta, trouxe consigo os canais temáticos dirigidos a públicos específicos. As crianças, tal como todos os outros públicos, têm, principalmente devido à sua maior vulnerabilidade e susceptibilidade, o direito de ter programação especialmente destinada a elas que estimule o seu desenvolvimento, não as explore e que se coadune às suas necessidades. Partindo destes pressupostos e no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Comunicação, Organizações e Novas Tecnologias, o presente estudo visa analisar a oferta televisiva temática dirigida a crianças integrada no serviço de televisão por subscrição, bem como identificar as composições familiares, habitacionais e os consumos televisivos. Para tal, procedeu-se a um estudo de caso sobre a oferta de dois canais, o Canal Panda e o Disney Channel, cruzando-a com dados apurados através de inquéritos realizados a famílias com crianças em idade pré-escolar e de 1.º ciclo. Esta dissertação pretende alargar o conhecimento nesta área, ampliando os estudos nacionais até aqui realizados, que contemplam apenas a televisão de sinal aberto. Ambiciona, ainda, criar uma base sólida que permita extrapolar as conclusões de tais estudos aos serviços de televisão por subscrição através da sugestão de outras opções metodológicas que poderão confirmar ou contrariar as conclusões até aqui adquiridas.
The relationship between children and television is a current discussion in common society as well as in the academic spheres due to the great popularity of the medium in the family. The advent of pay television not only increased the offer, but brought with it themed channels, aimed to specific publics. Children, like any other public, have, mostly because of their vulnerability and susceptibility, the right to a specific, not exploitive, programming destined to stimulate their development and fit to their needs. Considering these assumptions and, in the ambit of the Masters in Communication, specialization in Communication, Organizations and New Technologies, the present study aims to analyze the child designed thematic televised offer, included in the pay television service, as well as identify the family, household and TV consumption components. Therefore a case study was made concerning two channels: Canal Panda and Disney Channel. Matching it with the data gathered through inquiries made to households with pre-school and primary grade aged children. This dissertation intent is to broaden the knowledge around this subject, enlarging the national studies published so far, contemplating strictly the open signal television. Its further ambitions are to create a solid basis, which will allow the conclusions of such studies to be extrapolated onto pay television services through the suggestion of alternative methodological choices which can confirm or contradict the assumptions gotten up to this point.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10568
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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