Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10567
Título: Os media sociais no corporate social marketing
Autor: Araújo, Filipa Alexandra da Costa
Orientador: Silva, Susana Costa e
Andrade, António Manuel Valente de
Palavras-chave: Media Sociais
Corporate Social Marketing
Valor
Social Media
Value
Data de Defesa: 14-Set-2012
Resumo: O presente estudo incide nas áreas do marketing e do E-marketing, em concreto no corporate social marketing e nos media sociais, respetivamente. O marketing tem sido reinventado e hoje em dia já não se fala em marketing por si só e expressões como marketing organizacional, marketing de pessoas, marketing territorial, marketing tribal, ouvem-se e lêem-se com frequência. É neste contexto que também surge o corporate social marketing, isto é, o marketing social corporativo, que pode ser entendido como um vínculo de longo prazo entre uma organização com uma ou várias causas e/ou com outras organizações, em que além do benefício social também se busca o fortalecimento da marca perante o público. Por outro lado, vivemos numa economia cada vez mais global em que as tecnologias de informação evoluíram muito, e sobretudo os media sociais têm vindo a revolucionar a forma como se comunica, em concreto, como as organizações comunicam com o público e vice-versa. Estas duas temáticas, corporate social marketing e media sociais, estão cada vez mais relacionadas, já que o marketing com enfoque social cada vez mais se apropria do valor acrescentado que os media sociais proporcionam. Neste contexto, o presente trabalho procurou enquadrar teoricamente os dois temas, e através da investigação perceber qual a sua relação e como podem ser maximizados os benefícios dali decorrentes. Foi realizado um estudo de caso único, e a unidade de análise, ou seja o caso, foi a Fundação EDP. Para recolha de dados foi realizado um inquérito por questionário online, cujos resultados permitiram perceber que as causas a que as pessoas estão mais sensíveis são as de cariz social, e que vêm positivamente o fato das organizações divulgarem nos media sociais as ações que levam a cabo, pois reconhecem tal situação como um ato de transparência e sentido de compromisso. Foi possível ainda concluir que as organizações têm vantagens a associarem-se a causas e/ou a outras organizações uma vez que globalmente, aumentam a sua credibilidade, a notoriedade da marca e a proximidade do público.
This study focuses on the areas of marketing and E-marketing, specifically in corporate social marketing and social media, respectively. Marketing has been reinvented and nowadays no longer speaks in marketing itself, and expressions like organizational marketing, marketing of people, territorial marketing, tribal marketing are heard and read frequently. It is also in this context that appears the corporate social marketing, which can be understood as a long-term relationship between an organization with one or more causes and / or other organizations, in addition to the social benefits that also seeks to strengthen the brand to the public. On the other hand we live in an increasingly global economy in which information technologies have evolved greatly, and especially social media have been revolutionizing the way we communicate, specifically, how organizations communicate with the public and vice versa. These two themes, corporate social marketing and social media, are increasingly linked, marketing focused on social side increasingly appropriates the added value that social media provides. In this context, this work tried to frame theoretically both themes, and through research understand their relationship and how benefits resulted from there can be maximized. It was realized a single case study, and the unit of analysis, i.e. the case, was the EDP Foundation. For data collection was carried out a survey by online questionnaire, and the results allowed understand that the causes that people are more sensitive are in social areas, and they see positively the fact of organizations publicize on social media the actions they carry out. People recognize this situation as an act of transparency and sense of commitment. It was still possible to conclude that organizations have advantages to join the causes and/or other organizations because globally increases your credibility, brand awareness and proximity to the public.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10567
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEG - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFM-MscGestão-Filipa Araújo.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.