Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10549
Título: A narrativa televisiva dos reality game shows : realidade e ficção no programa Secret Story - A Casa dos Segredos
Autor: Almeida, Joana Borges de
Orientador: Torres, Eduardo Cintra
Palavras-chave: Estudos Televisivos
Narrativa
Reality Game Shows
Ficção
Autenticidade
Montagem
Television Studies
Narrative
Fiction
Authenticity
Editing
Data de Defesa: 17-Set-2012
Resumo: O género reality game show tem marcado o panorama televisivo português sendo um sucesso de audiências. Em 2011, dez anos depois de o programa Big Brother ter surgido na televisão portuguesa, o mesmo canal televisivo apresenta, em horário nobre, outro programa dentro do mesmo género: a Casa dos Segredos (CS). No âmbito dos estudos de televisão, analisando nomeadamente como se processa a construção da narrativa, a presente dissertação pretende compreender de que forma se processa a construção deste género de programas televisivos, a forma como se inter-relacionam os conceitos de realidade, fição e jogo e, como se constroem as suas narrativas, através do estudo de caso desse programa. Para isso, desenvolvemos uma análise textual e de conteúdo às emissões do programa, registando os diversos elementos narrativos e a forma como constroem o espetáculo televisivo, estabelecendo o protagonismo dos concorrentes, com o objetivo de compreender de que modo a narrativa televisiva influencia a construção dos concorrentes como personagens e a sua performance e autenticidade. Os resultados da análise demonstram a procura de uma ficcionalização do real, uma construção de enredo por parte da produção do programa e, ainda, uma tendência parcial no protagonismo dos concorrentes associados, desde a gala de estreia, a personagens-tipo, cujas linhas narrativas ao longo das 13 semanas são exploradas pela produção. Deparamos com dois tipos de narrativas: a narrativa estruturante das emissões e as suas narrativas internas (narrativas pessoais, narrativa de jogo e metanarrativa). Na semana analisada em detalhe, notamos uma clara predominância das narrativas pessoais, seguidas da narrativa de jogo, sendo ambas incentivadas pelas atividades propostas pela produção. Verificamos uma desigualdade no protagonismo de cada um dos concorrentes, sendo recorrentemente os mesmos a possuírem visibilidade nos blocos de imagens transmitidos na televisão generalista. A produção, embora não possua total controlo dos acontecimentos, direciona as linhas narrativas dos concorrentes, segundo os seus interesses. Constrói-se uma «realidade artificial» que é tudo menos espontânea, existindo apenas a realidade do próprio programa televisivo.
The genre of reality game show has been a milestone in the Portuguese television reaching high ratings. In 2011, ten years after the first season of Big Brother in Portuguese television, the same TV channel offers at prime time another programme within the genre. In the television studies framework, analysing specifically the way the narrative process is constructed in this medium, the present dissertation aims to understand the narrative construction of this type of genre. More than seeking to understand the relation between the concepts of reality and fiction, we intend to systematize all narrative elements of our case study: the programme Secret Story: A Casa dos Segredos. Therefore, we developed a textual and content analysis throughout the episodes of the programme studied, taking notes of its narrative elements: how the programme and its main characters are constructed and how the narrative process has an influence on their authenticity and performance. The results of our analysis showed a fictionalization of the real. The story and the plot are carefully constructed by the programme’s production team and the choice of the main characters featured on the programme’s episodes is biased. Furthermore, each contestant has its own storyline, playing a type of character set out for each one of them in the opening episode of the show, being associated throughout the season with that type of character. Nevertheless, we were able to distinguish two types of narrative: the structural narrative of the episodes and the internal narratives (personal narrative, game narrative and meta-narrative). In the week of analysis, personal narratives were the dominant narrative throughout the week, followed by the game narratives. Both these narratives were clearly encouraged by the activities proposed by the programme’s production team. Within our data analysis we were able to verify a clear inequality in the visibility of each contestant: the protagonists of the main segments of episodes were, repeatedly, always the same. Although the programme’s production does not have total control of events in the house, they encourage some narrative lines of the contestants, according to their own interests. Last but not least, an artificial reality is constructed, a reality that can be anything but spontaneous, only existing in the reality of the medium.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10549
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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