Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10499
Título: Deus na escola pública
Autor: Mucznick, Esther
Palavras-chave: Religiões
Ensino público
Manuais escolares
Laicidade
Public education
Religions
Secularism
Textbooks
Data: 2011
Editora: Bond
Citação: MUCZNICK, Esther – Deus na escola pública. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 11 (Primavera-Verão 2011) 79-94
Resumo: A modernidade – associada ao Iluminismo europeu – pôs em questão a importância de quase tudo o que está associado à palavra «religião». O novo paradigma era a ciência, condição absoluta do progresso social e humano, capaz por si só de forjar um mundo melhor. De forma dramática, o século xx veio desmentir esta ilusão e fazer-nos entender que as grandes religiões devem fazer parte do espaço e do diálogo público e, em primeiro lugar, do ensino público, mesmo num Estado laico. Os manuais são um dos principais veículos do programa escolar. São pois um reflexo privilegiado não só do lugar do fenómeno religioso no sistema de ensino, mas sobretudo das relações entre a religião e a sociedade. O texto apresentado é uma síntese da investigação realizada em 2007 para a Comissão de Liberdade Religiosa que teve como objectivo o conhecimento da forma como as religiões são abordadas nos manuais escolares.
Modernity – associated with the European Enlightenment – has questioned the importance of nearly everything associated with the word religion. The new paradigm was science, an absolute condition of social and human progress, by itself able to forge a better world. Dramatically, the twentieth century came to deny this illusion and made us understand that great religions should be part of public space and dialogue, and should also be present in public education, even in a secular state. Textbooks are one of the main vehicles for the dissemination of school curricula. They therefore reflect not only the place of the religious phenomenon in the education system, but also the relationship between religion and society. The text presented is a synthesis of research conducted in 2007 for the Religious Liberty Commission, which aimed to understand how religions are perceived in textbooks.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10499
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/05.-Esther-Mucznik.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 011 - 2011 - Sagrado e Modernidade

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