Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10498
Título: O diálogo ecuménico enquanto diálogo com o «outro»
Autor: Soares, Fernando da Luz
Palavras-chave: Conferência Missionária Mundial
Diálogo ecuménico
Diálogo inter-religioso
Outro
Alteridade
Missão
Vaticano II
World Missionary Conference
Ecumenical dialogue
Inter-religious dialogue
Other
Otherness
Mission
Vatican II
Data: 2011
Editora: Bond
Citação: SOARES, Fernando da Luz – O diálogo ecuménico enquanto diálogo com o «outro». Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 11 (Primavera-Verão 2011) 65-77
Resumo: Nos dois primeiros pontos deste artigo, explicita-se a tensão sentida, desde o início do Movimento Ecuménico, no entendimento da unidade cristã como, por um lado, uma mera condição prática para fazer a missão, a conquista de prosélitos, e, por outro, o diálogo entre as Igrejas, atitude de descoberta para chegar a uma Igreja unida. Para isso, analisam-se numa sucinta memória histórica alguns acontecimentos que marcaram o percurso do ecumenismo, desde a Conferência Missionária Mundial, realizada em 1910 em Edimburgo, considerada hoje o início do Movimento, até ao Vaticano II e ao seu decreto «O Ecumenismo». Referem-se também as posições de alguns ilustres teólogos, católicos e protestantes, relativamente ao exercício do ecumenismo como diálogo que leve a conhecer a realidade das diversas Igrejas e o valor da diferença. No terceiro ponto deste artigo, aborda-se a questão do «outro» e da alteridade. No quarto, liga-se esta questão às alterações sociológicas que se têm verificado na Europa Ocidental, nos últimos setenta anos, com os consequentes problemas para o diálogo ecuménico num contexto de pluralismo religioso. Apresentam-se em seguida duas histórias bíblicas de convivência em diversidade cultural: o caso de Abraão, no Antigo Testamento, e o Pentecostes, no Novo Testamento. Conclui-se, por fim, que a unidade cristã exige uma transformação na perspectiva de vida das Igrejas cristãs, que lhes permita uma atitude de verdadeira compreensão da diferença, centrada no mistério dos outros e no mistério de Deus.
The first two chapters of this article explain the tension experienced since the foundation of the Ecumenical Movement around the understanding of Christian unity, on the one hand, as a mere practical condition to accomplish the Christian mission of gaining proselytes, and, on the other, as a dialogue between the Churches, an attitude of discovery to reach a united Church. Some events that marked the path of ecumenism are analyzed in a short historical memory: from the World Missionary Conference, held in 1910 in Edinburgh, now considered the beginning of the Movement, until the Vatican II and its “Ecumenism” decree. Furthermore, in this regard, we detail some of the positions of prominent Catholic and Protestant theologians on ecumenical practices as a dialogue that leads to an understanding of the reality of different Churches and the value of difference. Chapter 3 addresses the issues of “other” and of otherness. Next, in chapter 4, we focus on the sociological changes that have occurred in Western Europe in the last 70 years, with consequent problems for ecumenical dialogue in a context of religious pluralism. In Chapter 5, two biblical stories of coexistence in diversity are presented: the case of Abraham in the Old Testament, and Pentecost in the New Testament. The last chapter concludes that Christian unity requires a change in the perspective of life by the Christian Churches, which would endow them with an attitude of true understanding about differences centered on the mystery of the other and the mystery of God.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10498
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/04.-Fernando-da-Luz-Soares.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 011 - 2011 - Sagrado e Modernidade

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