Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10488
Título: A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar
Autor: Ribeiro, Nelson
Palavras-chave: Comodização do lazer
Cultura de massas
Entretenimento
Estado Novo
Rádio
Commodification of leisure
Entertainment
Mass culture
Radio broadcasting
Data: 2010
Editora: Bond
Citação: RIBEIRO, Nelson – A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 10 (Outono-Inverno 2010) 115-131
Resumo: O artigo analisa as alterações introduzidas na vida quotidiana pela emergência da rádio: o primeiro meio de comunicação a entrar no interior dos lares. Coincidindo com uma necessidade de comodização do lazer, nos anos 20 e 30 do século passado, a radiodifusão foi responsável por mudanças nas formas de organização familiar e social, levando o entretenimento – até então confinado a espaços públicos – até ao seio da vida familiar. Além de conferir dimensão nacional a acontecimentos locais, na primeira metade do século xx, as estações de rádio deram igualmente um importante contributo para a promoção da identidade nacional em diversos países. Tal ficou a dever-se, sobretudo, à capacidade de agregar um número elevado de ouvintes, o que foi possível com a implementação de estratégias de programação baseadas na transmissão de conteúdos de índole popular, contribuindo decisivamente para a afirmação da cultura de massas.
This article analyses the changes in daily life caused by the development of radio: the first means of mass communication to reach into people’s homes. Besides making an important contribution towards the commodification of leisure in the 1920s and 1930s, radio broadcasting was responsible for changes in family and social organisation taking entertainment, which was previously confined to public spaces, into the heart of family life. Radio stations in the first half of the twentieth century, besides giving local events a national dimension, were also a major factor in the promotion of national identity in various countries. This was primarily due to their ability to attract a large number of listeners, made possible by the implementation of programming strategies based on the broadcast of content of a popular nature, thus decisively contributing to the affirmation of mass culture.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10488
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/07.-Nelson-Ribeiro.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 010 - 2010 - A festa

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