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Título: Escola e mercado de bens simbólicos na formação cultural dos jovens
Autor: Setton, Maria da Graça
Palavras-chave: Escola
Jovem
Legitimidade cultural
Mídia
Socialização
Cultural legitimation
Media
School
Socialization
Youngsters
Data: 2008
Editora: Quimera
Citação: SETTON, Maria da Graça – Escola e mercado de bens simbólicos na formação cultural dos jovens. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 6 (Outono-Inverno 2008) 115-134
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a centralidade da escola e das mídias enquanto matrizes legitimadoras de práticas de cultura entre os jovens. Tomando a escola como espaço capaz de produzir disposições de habitus, um modus operandi de idéias e comportamentos frente às escolhas em matéria de cultura e lazeres, considero importante identificar e analisar o alcance e o limite desta instituição no contexto das sociedades do século xxi. Por outro lado, ciente da forte presença das mídias no universo juvenil, seja ela televisiva, fonográfica e/ou ficcional, penso problematizar as relações de interdependência que mantém com a escola, bem como sua força no processo formativo de um segmento social precocemente socializado por ela. Para desenvolver este argumento, vou fazer uma breve análise do gosto cultural entre jovens oriundos de uma escola privada da cidade de São Paulo, Brasil.
The purpose of this paper is to discuss the centrality of both the school and the medias as legitimating matrixes of cultural practices among young people. Taking into consideration the idea of school as a space able to produce “habitus dispositions”, a modus operandi of ideas and behaviours for choices in cultural and leisure matters, I consider it important to identify and to analyse the range and the limit of this institution in the context of 21st century societies. Furthermore, aware of the strong presence of the media in the youngsters’ universe (TV, phonographic or fictional), I seek to problematize the relations of interdependency that the media have with the school as well as its strengths in the formation process of a social segment precociously socialized by the media. In substantiation of this argument, I then provide a brief analysis of cultural preferences among students attending private school in the city of Sao Paulo, Brazil.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10422
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://cc.bond.com.pt/wp-content/uploads/2010/07/06_06_Maria_da_Graca_Setton.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 006 - 2008 - Culturalite

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