Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10421
Título: Mulheres em tempos de modernidade líquida
Autor: Santaella, Lucia
Palavras-chave: Identidade
Meios Massivos
Mercado
Revistas femininas
Feminine magazines
Identity
Market
Mass media
Data: 2008
Editora: Quimera
Citação: SANTAELLA, Lucia – Mulheres em tempos de modernidade líquida. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 6 (Outono-Inverno 2008) 105-113
Resumo: As novas identidades do feminino têm sido um tema freqüente entre os estudiosos da cultura contemporânea. Para alguns, os meios de comunicação massivos, especialmente as revistas dedicadas ao público feminino, são grandemente responsáveis pelos ideais de identidade, sucesso, liberdade, maternidade, sexualidade, moralidade e cidadania a que as mulheres aspiram. Assim, as identidades femininas são construídas por aconselhadores psicológicos e agentes do mercado que se apresentam como especialistas em desejos, paixões, perplexidades, sonhos, mas que, na realidade, se constituem em «tecnólogos do eu». Este artigo visa discutir que, embora não se possa negar esse poder de influência sobre as mulheres, existem hoje outras fontes de informação que competem com as revistas femininas e que abrem novas e mais ricas possibilidades para a formação identitária das mulheres.
The new feminine identity has been a frequent topic among scholars dedicated to the study of contemporary culture. For some, the mass media, especially magazines dedicated to female audiences, are greatly responsible for the ideals of identity, success, freedom, maternity, sexuality, morality and citizenship aspired to by women. Hence, feminine identities are constructed by psychological advisers and market agents who present themselves as experts on desires, passions, bewilderments, Recensões | 247 dreams. However, they are in reality technicians of the self. While this power of influence over women cannot be denied, this article discusses how there are now other sources of information which compete with feminine magazines and which open up new and richer possibilities for female identity construction.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10421
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://cc.bond.com.pt/wp-content/uploads/2010/07/06_05_Lucia_Santaella.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 006 - 2008 - Culturalite

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
06_05_Lucia_Santaella.pdf121,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.