Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10395
Título: Terror armado, terror sin armas: «Programa de Paz y Reconciliación» de la Alcaldía de Medellín y desmovilización de combatientes (2004-2006)
Autor: Rivas Nieto, Pedro
Rey García, Pablo
Palavras-chave: Democracia
Negociação política
Paramilitares
Paz
Violência política
Democracy
Paramilitarism
Peace
Political negotiation
Political violence
Data: 2007
Editora: Quimera
Citação: RIVAS NIETO, Pedro; REY GARCÍA, Pablo – Terror armado, terror sin armas: «Programa de Paz y Reconciliación» de la Alcaldía de Medellín y desmovilización de combatientes (2004-2006). Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 4 (Outono-Inverno 2007) 113-130
Resumo: Este artigo pressupõe uma reflexão sobre o processo de reconstrução de um Estado com características e problemas tão peculiares e intrínsecos como os da Colômbia. A relação dual e tormentosa entre a guerrilha e os cartéis do narcotráfico, com um pano de fundo em que as forças de segurança estão dependentes de um Estado desestruturado, configura o ponto de partida para uma iniciativa pioneira na cidade de Medellín: o Programa de Paz e Reconciliação, levado a cabo pelo município e que procura reintegrar os combatentes na vida civil. A explicação do modelo, com as suas dificuldades e êxitos, assim como uma breve anotação final sobre a importância dos meios de comunicação são alguns dos pontos a que o artigo faz referência.
This paper means a reflexion about the rebuilding process in a peculiar state as Colombia, with some intrinsec problems. The dual and stormy relationship between the guerrilla and the narcotraffic carteles, with the backstage of a Security Forces depending on a de-structured State, are all the main base in the city of Medellin for a pioneer attempt, the Peace and Reconciliation Program, supported by the City Council, which tries to take back the ex combatants to the civil life. The explanation of the model, with its difficulties and achievements, as well as a slight colophon about the importance of the Mass Media, are some of the point that the paper talks about.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10395
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://cc.bond.com.pt/wp-content/uploads/2010/07/04_07_P_Rivas_Nieto_P_Rey_Garcia.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 004 - 2007 - Terror e terrorismos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
04_07_P_Rivas_Nieto_P_Rey_Garcia.pdf127,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.