Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10381
Título: Fractura digital e literacia: reequacionar as questões do acesso
Autor: Furtado, José Afonso
Palavras-chave: Acesso à informação
Fractura digital
Literacia
Tecnologias digitais
Access to information
Digital divide
Digital technologies
Literacy
Data: 2007
Editora: Quimera
Citação: FURTADO, José Afonso - Fractura digital e literacia: reequacionar as questões do acesso. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 3 (Primavera-Verão 2007) 97-111
Resumo: Os modos de pensar e agir sobre a produção e transmissão da informação e do saber, historicamente ligados ao mundo do impresso, alteram-se com a informação a ser gerada e a circular cada vez mais em canais electrónicos, complexificando as relações entre processos de desenvolvimento tecnológico e práticas e instituições sociais e culturais. Das mesmas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que potenciam o desenvolvimento emergem novas desigualdades, por dificuldades várias na interacção com as tecnologias e, assim, no acesso a conteúdos e serviços de informação. Designadas como «fractura digital», tais desigualdades são em geral vistas de forma redutora, mais focada nas infra-estruturas, nos equipamentos ou na largura de banda, do que nas motivações, nas novas competências ou nos diferentes padrões sociais de uso do acesso. Estes são aspectos cruciais que confrontam a literacia tradicional com novas e mais complexas questões.
The understanding and practices of the production and transmission of information and knowledge, historically bound to the printed world, have been changing as information is even more created and transmitted in electronic channels, making the relationship between the technological processes and the social and cultural practices and institutions more complex. The very same Information and Communication Technologies (ICT) that foster development can raise new inequalities, from the different barriers that can be found in the interaction with technologies, hence in accessing information content and services. Commonly referred to as ‘digital divide’, such inequalities are often viewed in a narrow perspective, more concerned with infrastructures, equipments or bandwidth, rather than people’s motivations, skills and patterns of usage access. These are nowadays crucial issues that challenge the traditional concept of literacy.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10381
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://cc.bond.com.pt/wp-content/uploads/2010/07/03_05_Jose_Afonso_Furtado.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 003 - 2007 - Comunidade Mobilidade

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
03_05_Jose_Afonso_Furtado.pdf150,65 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.