Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10374
Título: O caso ICN: convergência entre jornalistas e fontes
Autor: Pereira, Gonçalo
Palavras-chave: Ambiente
Enquadramento
Fontes
Produção de notícias
Ressonância Cultural
Cultural Resonances
Environment
Framing
News production
Sources
Data: 2006
Editora: Quimera
Citação: PEREIRA, Gonçalo - O caso ICN: convergência entre jornalistas e fontes. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 2 (Outono-Inverno 2006) 127-142
Resumo: O relacionamento entre jornalistas e fontes de informação não obedece necessariamente a um modelo social rígido, pautado por antagonismo e interesses divergentes. A partilha de quadros de referência pode gerar práticas de cooperação em que o jornalista e a fonte se assumem como elos da mesma cadeia, interessados no mesmo desfecho, militantes da mesma causa. Em Outubro de 2003, veiculou-se em alguns meios de comunicação portugueses a intenção governamental de extinção do Instituto da Conservação da Natureza (ICN) e a integração das suas competências em organismos já existentes. Para o movimento ambientalista, a medida seria um retrocesso nas pretensões de institucionalização política. O estudo de caso que segue analisa o papel de alguns agentes envolvidos na divulgação pública da notícia, observado pelo autor no decurso de uma investigação mais ampla sobre a consolidação de uma associação ambientalista portuguesa.
The relationship between journalists and sources is not necessarily ruled by a rigid social model of opposite positions and clear antagonism. It is argued that whenever journalists share referential frames with sources in news stories that have strong militancy (like environmental news), they can both be links in the some chain, actively interested in the same outcome and perhaps fighting for the same cause.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10374
ISSN: 1646-4877
Versão do Editor: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/2010/07/02_06_Goncalo_Pereira.pdf
Aparece nas colecções:RCC - 002 - 2006 - Lobbying e marketing político

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
02_06_Goncalo_Pereira.pdf140,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.