Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/10314
Título: Perfil de competências do director de ciclo do ensino básico na escola privada
Autor: Duarte, Jorge Filipe Franco Henriques
Orientador: Almeida, José Maria de
Palavras-chave: Educação
Liderança
Competências
Cultura de Escola e Resultados
Education
Leadership
Skills
School Culture and Results
Data de Defesa: 31-Jul-2012
Resumo: O tema da presente dissertação situa-se na área da Gestão, Administração e Organização Escolar, mais especificamente no campo das lideranças escolares intermédias. Trata-se, em concreto, da delimitação do perfil de competências de um Diretor de Ciclo do Ensino Básico das escolas privadas. Na primeira parte do trabalho procurou-se caracterizar a emergência da função do Diretor de Ciclo, a sua evolução ao longo do tempo, os contornos do suporte jurídico e o seu enquadramento no sistema educativo. Partindo dos novos paradigmas emergentes da administração escolar, que colocam a gestão de pessoas no centro do debate, posicionando-as como o fator estratégico das organizações procurou-se, recorrendo a vários autores, estruturar um quadro concetual de análise que permitisse suportar teoricamente a presente investigação. Em termos metodológicos, para responder às questões formuladas desenhou-se um estudo empírico tripartido. Iniciou-se com a análise documental de toda a legislação produzida que regulamenta a função em estudo. Em campo realizaram-se inquéritos, por entrevista, aos principais atores escolares que têm relações de interdependência com o Diretor de Ciclo e, finalmente, aplicou-se a técnica dos incidentes críticos. A análise dos dados recolhidos sublinha a importância do Diretor de Ciclo na gestão das escolas. Esta função é percecionada como um fator relevante para alcançar a qualidade educativa. No fundo, espera-se de um Diretor de Ciclo alguém dotado de competência pedagógica, determinado e disciplinador, hábil nas relações humanas, profundamente alinhado com o ideário da escola e destro na avaliação, e resolução, de dificuldades que surgem no quotidiano das organizações educativas.
The current dissertation, on Management, Administration and School Organization and specifically on the field of intermediate school leaderships, seeks to delimit the skills profile of a Head of Cycle in Portuguese Basic Education in private schools. In the first part of the dissertation, the role of the Head of Cycle is described, including the emergence of this role and its evolution over time, its legal basis and implementation in the educational system. A conceptual framework of analysis supporting the investigation is then presented, based on recent paradigms of school administration that put human resources management at the center of the debate and view people as a strategic element in organizations. In methodological terms, a tripartite empirical study was designed in order to respond to the research questions. First, a documentary analysis of the legislation on the role being studied was made. In the field, a survey was conducted, by interviewing the main school actors that are interdependently related to the Head of Cycle. At the end, the Behavioral Events Technique was used. The analysis of the collected data highlights the importance of the Head of Cycle in private schools management. This role is viewed as an important element in the achievement of educational quality. The Head of Cycle is expected to have pedagogical ability and to be someone determined, disciplining, skillful in human relations, deeply aligned with the school ideals and dexterous in evaluating and solving problems that arise every day in educational organizations.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/10314
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação_JorgeHenriques.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.