Repository logo

Veritati

Institutional Repository of the Universidade Católica Portuguesa

 

The Institutional Repository (Veritati) is a reference platform for those who want to access scientific production, as well as master's dissertations and doctoral theses, developed within the scope of the teaching and research activities of the Universidade Católica Portuguesa (UCP).

As part of the RCAAP project (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal), it aims to preserve and disseminate scientific production, thus increasing its visibility and impact.

The Institutional Repository is also integrated into the UCP science management ecosystem, which includes, namely, the Ciência-UCP platform and the Scientific Journals of Universidade Católica Portuguesa portal

Recent Submissions

Challenges of international market selection: the perspective of Mexican and Brazilian multilatinas
Publication . Maciel, João; Radomska, Joanna; Silva, Susana Costa e
Multilatinas have become a phenomenon that has caught the attention of many authors and researchers around the world. This paper was developed to understand their international market selection process and the challenges they face. We hypothesized that these companies ground their international expansion on the basis of physical proximity. The CAGE framework developed by Ghemawat measures the distance between two countries according to Cultural, Administrative, Geographic and Economic criteria and was the main indicator for this research. The literature review allowed for the exploration of concepts related to Multilatinas’ expansion, such as emerging market multinational companies management, internationalization process, market selection, and the CAGE framework. The systematic and opportunistic way of selecting markets were also studied in the development of a framework used to understand how managers from Mexican and Brazilian Multilatinas decide on market selection and which factors they take into account in that decision process. It was possible to verify that countries where Mexican and Brazilian Multilatinas expand are the ones with the lowest overall CAGE distance.
Contaminação de resinas compostas no ambiente clínico - um estudo in vitro
Publication . Torres, Orlanda; Cunha, Ivana; Fidalgo-Pereira, Rita; Fernandes, Valter; Henriques, Bruno; Souza, Júlio C. M.
Objetivos: O objetivo do presente estudo foi a avaliação da contaminação de resinas compostas utilizando luvas de latex e luvas de nitrilo, instrumental e contaminantes do ambiente clínico. Materiais e métodos: Seis resinas compostas nano híbridas foram divididas em grupos: (A) grupo controlo, sem manuseio ou contaminação, (B) Luvas de nitrilo sem pó, (C) luvas de latex com pó, (D) luvas de nitrilo sem pó com saliva, (E) luvas de latex com pó com saliva, (F) luvas de nitrilo sem pó contaminadas com sangue humano, (G) luvas de latex com pó contaminadas com sangue humano. As resinas compostas pertencentes aos diferentes grupos foram fotopolimerizadas durante 40 s com fotopolimerizador de 400 mW/cm2 e analisadas através microscopia ótica entre 30x e 500x de ampliação. As amostras foram também analisadas através de microscopia eletrónica de varrimento em diferentes ampliações que variaram entre 50x e 8000x. Resultados: O grupo referente ao manuseio de resinas compostas com luvas de nitrilo sem pó ou espátulas clínicas evitou a presença de contaminantes, todavia foi observado um aspeto morfológico heterogéneo das resinas compostas devido à formação de aglomerados que ficaram aprisionados. Por intermédio da microscopia eletrónica de varrimento foi possível detetar, nas luvas com pó, amido de milho. Adicionalmente foram detetados micro espaços, após manuseio com luvas de latex com pó. Os provetes manuseados com luvas de latex e de nitrilo contaminados com saliva, demonstraram a presença glicoproteínas e compostos á base de cálcio como cloretos, fosfatos e carbonatos na camada de condicionamento. Após manuseamento com sangue, hemoderivados foram transferidos das luvas contaminadas para as resinas compostas após manuseio. Conclusões: No ambiente clínico as resinas compostas são suscetíveis à contaminação com detritos provenientes de luvas com pó. Contaminantes como saliva e sangue presentes durante o manuseio, são absorvidos e aprisionados nas resinas compostas durante o manuseio clínico, provocando defeitos nas resinas compostas, tais como micro e macro bolhas ou aglomerados de contaminantes.
A influência da liderança na motivação e desempenho dos colaboradores : um estudo de caso da Palópina
Publication . Camões, Rui Pedro Ferreira; Ferreira, António José Mendes; Ribeiro, Célia dos Prazeres
O estudo intitulado “A influência da liderança na motivação e desempenho dos colaboradores – um estudo de caso da Palópina”, visa compreender de que modo os estilos e práticas de liderança se manifestam na Palópina, analisando em particular a perceção dos colaboradores sobre o impacto dessas práticas na sua motivação e até que ponto contribuem para o desempenho individual e coletivo da empresa. A metodologia desta investigação consistiu num estudo exploratório de natureza qualitativa, em função de um estudo de caso na empresa Palópina – Transportes e Logística, Lda. Realizaram-se 14 entrevistas semiestruturadas, duas com dois sócios e doze com colaboradores dos setores de Transporte e Logística, de forma a recolher respostas aprofundadas sobre os estilos e as práticas de liderança e os seus efeitos na motivação e no desempenho. Os resultados revelam quatro estilos de liderança predominantes na Palópina: o Participativo, que fomenta a participação ativa e envolvimento dos colaboradores nas decisões do dia a dia, o Transformacional, que impulsiona a inovação e o compromisso dos colaboradores, o Situacional/Contingencial, que garante flexibilidade e adaptabilidade face a diversas situações, e o Autêntico, que reforça a confiança através da transparência e proximidade. No que diz respeito à motivação, destacam-se fatores-chave como o reconhecimento, respeito e apoio, condições de trabalho, equilíbrio entre vida profissional e familiar, e ambiente organizacional. No estudo do desempenho os resultados demonstram que os colaboradores são impactados pela iniciativa individual, relações humanas e respeito, desempenho em situações de pressão, compromisso com a empresa, justiça e presença na liderança, exemplo, apoio e reconhecimento, feedback contínuo e sugestões de melhoria. Reconhecem-se algumas limitações que dizem respeito a amostra restrita de apenas 12 colaboradores, num universo de 80 pessoas, pode comprometer a representatividade bem como o carácter único do estudo de caso impedir a generalização para outras organizações. Realça-se que a ausência de indicadores estatísticos e o complemento do estudo com grupos focais e métodos de observação são sugestões em conta para futuras investigações. Conclui-se que a Liderança da Palópina, que coordena diferentes estilos de liderança cria um ambiente organizacional que se revela positivo e que eleva simultaneamente a motivação e o desempenho na Palópina.
Toxicity of resin-matrix composites in dentistry
Publication . Cordeiro, Maria; Gomes, Ana T. P. C.; Fidalgo-Pereira, Rita; Correia, Patrícia